sábado, 23 de julho de 2011

Abambaé - Núcleo de Folclore UFPel

     Em abril deste ano completei 2 anos fazendo parte de uma família que me traz muitas alegrias: a Abambaé Cia de Danças Brasileiras. 
     O convite - quase intimação - foi feito pela minha cumadre Janaína Jorge e pela sua mana - hj tb minha cumadre torta heheh - Jaciara Jorge. Naquele ano, o Vitinho e o mano (Fabrício Marques) tinham estado com eles no Chile e Argentina compondo junto com o Davi Covaleski o musical do grupo que estava representando o Brasil no Festival de Folclore do Chile e depois fazendo um intercâmbio cultural com o Ballet Folklórico de Santiago Del Estero. Na volta o convite se estendeu para mim e desde então sou "bailaora" da cia.
Já amando o nosso "folclore", passei a conhecer melhor e tb amar a todas as manifestações que encontramos nesse Brasil a fora: carimbó, lundu, xote, afoxé, siriá, carangueijo, calango mineiro e muitas outras...
     Em 2010, com a vinda do meu cumpadre e tb integrante da Abambaé, Thiago Amorim, para assumir seu cargo como prof do curso de dança da UFPel, surgiu como projeto de extensão o Núcleo de Folclore da UFPel - NUFOLK e integramos a Cia no projeto. Esta então passou a ser parte da UFPel.
     Como eu estava já no curso de Patrimônio e o núcleo tem tudo a ver com minha pesquisa que é integrada pela pesquisa dos patrimônios imateriais, e isso abrange todas manifestações artísticas e populares de uma sociedade, também ali passei a desenvolver meus trabalhos.
    
     Nossa primeira oportunidade de colocar os trabalhos do NUFOLK em evidência foi o 4º Salão de Extensão da UFPel que ocorreu no início deste ano de 2011. Inscrevemos 3 trabalhos, um deles de minha autoria com coordenação do Thiago.
     O título do trabalho é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro: Uma proposta de Valorização através do Nufolk e acabou sendo premiado com o 3º lugar na área de Patrimônio Cultural.

Abaixo segue o trabalho!!!


Nenhum comentário: